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    Mensagem  betocastrucci Qui Abr 17 2014, 21:42

    Manicaca,

    existe um nipple de pressão nesse tubo (???) que liga o carter ao cabeçote, se for como você falou que não tem válvulas, balancim, varetas e quetais, só pode ser por um jogo de pressão e/ou depressão com alguma válvula diafragma como nos Cox 049. Ou tem válvula no cabeçote?
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    Mensagem  Manicaca Qui Abr 17 2014, 22:05

    Bem observado Beto, não tinha notado o segundo Nipple, mas eles não fazem parte do sistema de acionamento do sistema de distribuição do motor não  Exclamation 

    Imagino que o primeiro nipple (o de baixo) seja a saída do respiro do motor, e o segundo que como vc notou seja pra entrada do óleo que sai do respiro de baixo e que deve auxiliar na lubrificação da parte de cima dele.

    O sistema não funciona a pressão e nem com depressão como nos motores da Cox  Very Happy Very Happy Very Happy 

    O que anima aqui é que a turma é afiada !!  cheers 

    Um videozinho do HP 21 rodando em bancada pra moçada, vejam como roda suave !  bounce 

    https://youtu.be/GIDku2qQvcQ
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    Mensagem  Alexandre Margonar Qui Abr 17 2014, 22:11


    Bom, nesse vídeo deu para ver que o niple no cabeçote na parte traseira, está ligado no escape ??????  Shocked  Shocked 

    O niple inferior do carter, eu não vi não.  Embarassed Embarassed 
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    Mensagem  Manicaca Qui Abr 17 2014, 22:29

    Bem observado Alexandre, o nipple de baixo como nos motores 4 tempos tradicionais deve ter sido deixado aberto drenando o óleo pra fora do motor, é o que lambuza o modelo inteiro hehe

    Como eu imaginava o nipple de cima serve como entrada auxiliar de lubrificação da parte de cima do motor, dai o cara ter ligado o nipple da descarga (que tem pressão positiva) neste segundo nipple, que por pressão lubriica a parte de cima do motor  Smile 

    Eu até imagava que ele ligasse o dreno de baxo direto no segundo nipple, mas a descarga com certeza tem maior pressão e vazão de óleo o que deve propiciar uma lubrificação adicional superior (embora com o óleo quente)

    Vc e o Beto notaram muito bem, mas os nipples nada tem a ver com o sistema de distribuição do motor que não é pneumático ou por pressão..  Very Happy 
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    Mensagem  TAPXURE Sex Abr 18 2014, 08:54

    HEHEHE!!!!

    VAI O MEU "PITACO"...  cyclops 

    É um sistema de válvula rotativa (cilindro), que tem o(s) furo(s) para fazer a admissão e escape do motor.
    Este cilindro poder ser apoiado em buchas de bronze ou rolamentos (tampa preta). Atualmente é
    fabricado pela MECOA e tem a pronta entrega!!! Pelo que já li, é um motor muito "dur o" de amaciar
    (demorado) e a potência não é muito grande!

    Realmente a parte superior do motor, deve ser lubrificada pelo óleo do escape!! (??).

    Acertei Mestre!!??   bounce 

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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 09:50

    MMMMMMM, mais uma excelente solução técnica trazida pelo Taps  Basketball 

    Um outro excelente palpite Taps, eu fico feliz de ver como a turma toda além de participar tem um um alto conhecimento técnico sobre máquinas e motores em geral

    Isso motiva bastante procurar material pra gente dar uma brincada e relaxar um pouco  Very Happy 

    Temos até agora então, o Beto com um sistema que funcionaria a pressão/depressão análogo aos motores com válvula traseira da Cox, o Margonar com um sistema de acionamento de válvulas sem molas como eram os das motos Ducati ( e ainda são !! vi motos novas da Ducati ontem na net com esse mesmo sistema ainda mais evoluido, show Margonar !)  Very Happy ) e O Taps com um sistema rotativo

    Exepcionais colocações amigos  cheers cheers 

    Galera, mais alguma idéa ou palpite ?? as idéias estão um show, tô gostando de ver !!

    Quem mais ?? Sérjão, Wagnão, Marião, Marcão, Bats, GG ... ??????  Shocked 
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    Mensagem  Wagner Sex Abr 18 2014, 10:37

    Salve Mani!

    A conversa está muito boa, mas não tenho maiores conhecimentos sobre estes sistemas, sou apenas um "fução" Embarassed .
    Admiro muito os motores HP, verdadeiras jóias da micro-mecânica (sem querer desmerecer os outros).

    Um abraço e estou acompanhando.  farao 

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    Mensagem  martin Sex Abr 18 2014, 10:55



    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 File:Itala_rotary_valve_strokes


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    Mensagem  martin Sex Abr 18 2014, 11:27

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 A5416082-18-VT-21%20Breakdown%20Photo-4

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    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 A5416083-130-Sectioned%20VT-21

    se as fotos não aparecerem estão no link:

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1795201

    abraço

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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 12:01

    Bom, eu ia esticar um pouquinho mais o Quiz pra mais gente brincar e de se divertir, queria envolver mais gente e assim unir mais os membros do forum ..., mas tanto o Taps (que já havia matado a charada, o hôme é muito bão em mtores sô Very Happy ) quanto o Martin agora fotograficamente mataram a charada.

    Essas eram exatamente as fotos que e ia postar pra vcs pra mostrar o sistema e seu funcionamento

    Os HP usavam um genial sistema de distribuição da alimentação por um cilindro rotativo no cabeçote.

    Esse cilindro era sincronizado com o virabrequim que através de uma engrenagem girava um eixo e esse eixo por sua vez girava o cilindro na parte superior do motor. O cilindro rotativo tinha um furo que no tempo da amissão estava passando pelo furo da admissão permitindo então a entrada da mistura no cilindro e no tempo de descarga passava pela janela de descarga permitindo a descarga da mistura já queimada na atmosfera.

    Sim, quanto ao sistema, o Taps também destacou que haviam dois sistemas de distribuição tanto para os HP 21 VT quanto para o 49 VT, um do cilindro embuchado e outro com o cilindro roletado (que era opcional e custava uns Barack´s a mais ...)

    Muito legal que tanto o Beto quanto o Margonar trouxeram sistemas que também eram diferentes e perfeitamente cabíveis quato ao uso em motores

    Como eu disse o sistema não usava pressão e nem valvulas, molas e anexos, sendo o nipple de cima para entrada de óleo da descarga que ajudava a lubrificar todo o sistema

    Parabéns a todos pela dedicação, acertando ou não a participação de todos foi brilhante

    Achando otra coisa que dê um Quiz volto a postar aqui pra gente brincar novamente ok?

    E se algum de vcs quiser postar outros Quiz estejam completamente a vontade, vamos todos brincar ...  Very Happy 

    A intenção é só essa
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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 12:11

    Além das fotos que o Martin postou (que eram exatamente as mesmas que eu tinha) posto uma ilustração que mostra o funcionamento desse tipo de sistema. A ilustração é dos motores RCV, mas o funcionamento é praticamente o mesmo, pois os RCV também usam esse sistema de distribuição

    segue então essa imagem extra

    Obrigado a todos pela participação

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 Vghlon

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    Mensagem  TAPXURE Sex Abr 18 2014, 12:13

    Mestre Manicaca;

    Realmente é joia aprender desta maneira. A gente conhece muitas "opções" em mecânica
    que realmente são maravilhosas!

    Continue trazendo estas charadas que dou o maior apoio! Como já disse várias vezes aqui
    neste fórum, "conhecimento nunca é demais e ai daquele que acha que sabe tudo"!!!

     cheers 

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    Mensagem  TAPXURE Sex Abr 18 2014, 12:20

    Complementando...

    Sim, os motores RCV usam este sistema atualmente esta nos motores "in-line" deles;
    a camisa roda como um virabrequim (eixo), porem com as engrenagens a 45° na sua
    base, ligadas ao pistão. Então a hélice vai no "lugar da tampa de válvula"...

    Doidão demais...  cyclops 

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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 12:37

    Taps, eu é que agradeço a tua participação sempre tão gentil, assertiva e bem humorada

    A intenção disso é so brincar e unir, nada de competição ou de quem sabe mais o menos

    Quando exercitamos a mente é o momento em que realmente estamos aprendendo

    abração
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    Mensagem  betocastrucci Sex Abr 18 2014, 12:46

    Complicadinho o ajuste desse sistema, por isso não foi pra frente em relação ao tradicional varetas e balancins. Manicaca procure outra dessas para a gente colocar a cabeça para funcionar.
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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 12:53

    Beleza Beto, fique tranquilo, achando eu posto sim
    Valeu !
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    Mensagem  martin Sex Abr 18 2014, 13:25

    Manicaca,

    Sorry man! Mas com Google nas pontas do dedo é covardia, bastou clicar em HP VT21 e pronto lá estavam as fotos.

    Beto,

    Até onde vejo esse tipo de motor não tem ajuste algum a não ser do carburador.

    Parece ser um sistema muito mais simples de fabricar.

    Acredito que esse tipo de motor não foi para frente por falta de performance. A forma (shape) da camera de combustão não é nada eficiente e imagina como falho deve ser a vedação da compressão por esse sistema. Imagino que tenha que usar um óleo muito grosso o que aumenta o atrito interno roubando potencia. Na minha experiência com 4T, alias com qq motor com anel, é que não gostam muito de óleo grosso como óleo de Rícino.

    Abraço,

    Martin




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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 18:35

    Beleza Martin e muito bem observado. Se não me engano a HP indicava sim combustível com 25% de óleo derícino apenas pros motores da HP série VT (quatro tempos) o que é bastante óleo principalmente pra 4 T pelos motivos que vc citou, com uso de vela 2 tempos também se não me falha a memória

    Esses motores sempre foram notados pelo funcionamento muito silencioso, muito econômico e com pouquíssimas vibrações, sendo a potência contida como vc falou, embora com excelente torque

    o fato de não ter necessidade de se regular válvulas por exemplo, usar velas comuns e combustível também comum vejo como fatores muito positivos em termos de custo e facilidade operacional, principalmente pra modelos mais calmos como um Piper e modelos treinadores, características desejáveis em um país como o nosso em que um galão de combustível nitrado passa facinho de 120-130 pratas, o que pra uso da maioria, me incluo aqui também é fora de realidade

    Obrigado por participar do Quiz e um abraço
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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 19:20

    Em homenagem ao meu amigo Bats, posto esta link de vídeo de um motorzinho diesel, que sei que ele vai gostar.
    Bats assiste o aí vídeo e arruma um lugarzinho pra um desses na tua coleção  : lol! lol! lol! 

    Ninguém fica indiferente a um desses  affraid  affraid  affraid 

    Fora isso temos sentido bastante tua falta´por aqui, te aguardamos por aqui manão, vc faz falta brô

    Um abraço !!


    https://youtu.be/pwvS8_H5rKs


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    Mensagem  Morcegão Sex Abr 18 2014, 19:35

    1932????????????????
    Será que cabe na minha Brasilia?  What a Face   Quem sabe um barco RC...  Shocked  Quanto será que custa Question  
    Coisa de doido mesmo...  affraid  affraid  affraid 

    Manicaca, obrigado pela foto. Isto é do tempo em que não tinha barriga.  Embarassed  Embarassed  Embarassed
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    Mensagem  Manicaca Sex Abr 18 2014, 19:42

    Tô muito feliz de te ver de volta brodi, abração  Very Happy 
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    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Abr 20 2014, 09:35

    Fuçando nos vários fóruns da rede a gente acha muita coisa diferente

    Neste caso achei uma maquineta das mais interessantes e até das mais improváveis  Shocked 

    Eu diaria que daria pra batiza-la de "Super Max Lay 40" ou ainda "OS Tigre Lay 40"  Very Happy 

    Na realidade se trata de uma série de apenas dez (10) unidades de um híbrido que foi produzido pelo saudoso e renomado preparador Tom Lay para só 10 pilotos Top de F2B lá nos EUA na década de 70

    Ele era uma mistura de OS Max 35-S e de SuperTigre G 21/46 em que basicamente eram utilizados principalmente as partes inferiores do OS 35 e as partes de cima do Tigrão 46, e muito muito trabalho de desenvolvimento, pesquisa e de ajustes de precisão, além de muita tornearia

    No final a "cruza" de partes de um 35 com a de um 46 acabou gerando um "40"

    Dizem que o desempenho do híbrido era impressionante com um torque absurdo e um comportamento 4-2-4 dos mais marcantes

    Não duvído  Rolling Eyes 

    Fotos do Super Max 40 pra vcs  Very Happy 

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    Mensagem  TAPXURE Dom Abr 20 2014, 09:45

    study 

     cheers
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    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Abr 20 2014, 09:50

    Que o japonêses são grandes modelistas e engenheiros brilhantes isso todo mundo já sabe  Shocked 

    Neste caso, vejam só que obra de arte este motor feito artesanalmente por um modelista japonês (e certamente um engenheiro ou técnico dos mais brilhantes) de seis cilindros opostos totamente funcional

    Abaixo uma imagem de um motor real de concepção similar ao da miniatura no caso um motor Porsche seis cilindros Boxer

    Notem que até o ronco do motor no fim do vídeo é parecido demais com o som de um Porsche mesmo  cheers 


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 38 6h5if4

    Pra quem quiser, o link do filminho, trabalho de engenharia dos mais impressionantes !!!  Very Happy 
    Aumentem o volume e sintam a máquininha  Very Happy 

    https://youtu.be/phpRxQvO5Fo
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    Mensagem  TAPXURE Dom Abr 20 2014, 10:06

    F A N T Á S T I C O !!!!

    Do jeito que vão as coisas, daqui alguns anos teremos motores glow de qualidade vindo apenas
    de "mestres" como o japa do filme! Pouca quantidade mas grande qualidade!

    Eu estava pensando... mas e as fábricas em menor evidência como a MVVS, MOKI, MECOA...
    não podem "ascender" com o "desânimo" das tradicionais marcas!!?? Poderia ser como o fim
    da era Jurássica, onde os grandões pereceriam pela falta de alimentos!!!

     cyclops 

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