Maravilha.
+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3963
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº951
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Maravilha.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº952
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Duas maquinetas muito lindinhas, lembrei na hora do Bats e do GG
Olhem só que coisinha linda este Atwood 051 marítimo (anos 50), gostei demais do acabamento e da construção dele, olhem só que tem até refrigeração líquida
Também muito bacana este Ohson & Rice 049 marítimo, conta também com refrigeração líquida e usa um sistema de agulha similar ao que era usado pela Testors nos McCoy
Detalhe pro carburador, que é traseiro que provavelmente deve usar um sistema de válvula rotativa
Fotos e acervo: Jeff Mac - Story City - IA -USA
Olhem só que coisinha linda este Atwood 051 marítimo (anos 50), gostei demais do acabamento e da construção dele, olhem só que tem até refrigeração líquida
Também muito bacana este Ohson & Rice 049 marítimo, conta também com refrigeração líquida e usa um sistema de agulha similar ao que era usado pela Testors nos McCoy
Detalhe pro carburador, que é traseiro que provavelmente deve usar um sistema de válvula rotativa
Fotos e acervo: Jeff Mac - Story City - IA -USA
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº953
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Outro dia falávamos dos HP quatro tempos, do qual fizemos até um quiz, e fuçando nas coisas acabei achando fotos de um protótipo desta série que nunca teria entrado em produção
Se trata de um raro protótipo de um HP série VT na cilindrada .12 (2 cc), segundo o Bob Allan da Austrália este motor teria sido localizado na Alemanha. Até onde sei a série VT tinha só dois motores disponíveis, o 21 e o 49 VT
A segunda foto é muito interessante e nela dá pra ver de maneira bem clara como funcionava o sistema de distribuição no cabeçote por cilindro rotativo, que era acionado por um pinhão ligado ao eixo movido pelo virabrequim, muito engenhoso
Informações e imagens: Bob Allan - Austrália
Se trata de um raro protótipo de um HP série VT na cilindrada .12 (2 cc), segundo o Bob Allan da Austrália este motor teria sido localizado na Alemanha. Até onde sei a série VT tinha só dois motores disponíveis, o 21 e o 49 VT
A segunda foto é muito interessante e nela dá pra ver de maneira bem clara como funcionava o sistema de distribuição no cabeçote por cilindro rotativo, que era acionado por um pinhão ligado ao eixo movido pelo virabrequim, muito engenhoso
Informações e imagens: Bob Allan - Austrália
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº954
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Mani;
No site da MECOA, no final da tabela de preço dos motores HP, está relacionado o motor
HP 61VT, porém com preço e disponibilidade não informados. Acho que este sistema
de válvula rotativa tem a vantagem de não precisar regular, mas como o MARTIN diz, não
oferece um bom rendimento. Agora deste .12ci eu nunca tinha ouvido falar!!! Muito legal!!!
Tapxure
No site da MECOA, no final da tabela de preço dos motores HP, está relacionado o motor
HP 61VT, porém com preço e disponibilidade não informados. Acho que este sistema
de válvula rotativa tem a vantagem de não precisar regular, mas como o MARTIN diz, não
oferece um bom rendimento. Agora deste .12ci eu nunca tinha ouvido falar!!! Muito legal!!!
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº955
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Obrigado pela informação Taps, eu só conhecia mesmo os 21 e o 49 da série VT, bom saber que existiu também um 61
Aqui no fórum estamos aprendendo todo dia !
Quanto ao 12 se trata de protótipo mesmo como vc poderá ver pela ausência de inscrições de marca, cilindrada etc além de que Bob Allan é uma fonte extremamente confiável quanto a informações. Ele realmente pesquisa e tem uma rede incrível de troca de informações no mundo todo com colecionadores e experts no assunto
No mais o sistema VT da HP realmente não requeria ajuste algum quanto a folgas etc, era muito simples mesmo.
Quanto à potência da série VT ela era realmente contida e creio que realmente esse nunca foi o alvo deles pra estes incríveis 4T, já que eles tinham motores fantásticos de 2 tempos na HP nesta categoria, tanto os HP Gold Cup como os Silver Star estavam entre os mais potentes e melhores motores do tipo durante muito tempo.
Se vc procurar aqui mesmo nesté tópico algumas pags atrás vai achar lindos exemplares da série HP Gold Cup que são de propriedade do GG e do Marião Zuffo, cujas fotos eles gentilmente dividiram conosco
Estes VT 4 tempos ainda hoje se destacam entre este tipo de motor por um consumo de combustível muito baixo, ótimo torque, vibração quase zero e um funcionamente muito silencioso, tanto que varios colunistas da época relatavam que ficava até difícil diferenciar um modelo em voo com um motor desses de um modelo com motor elétrico
abraço
Aqui no fórum estamos aprendendo todo dia !
Quanto ao 12 se trata de protótipo mesmo como vc poderá ver pela ausência de inscrições de marca, cilindrada etc além de que Bob Allan é uma fonte extremamente confiável quanto a informações. Ele realmente pesquisa e tem uma rede incrível de troca de informações no mundo todo com colecionadores e experts no assunto
No mais o sistema VT da HP realmente não requeria ajuste algum quanto a folgas etc, era muito simples mesmo.
Quanto à potência da série VT ela era realmente contida e creio que realmente esse nunca foi o alvo deles pra estes incríveis 4T, já que eles tinham motores fantásticos de 2 tempos na HP nesta categoria, tanto os HP Gold Cup como os Silver Star estavam entre os mais potentes e melhores motores do tipo durante muito tempo.
Se vc procurar aqui mesmo nesté tópico algumas pags atrás vai achar lindos exemplares da série HP Gold Cup que são de propriedade do GG e do Marião Zuffo, cujas fotos eles gentilmente dividiram conosco
Estes VT 4 tempos ainda hoje se destacam entre este tipo de motor por um consumo de combustível muito baixo, ótimo torque, vibração quase zero e um funcionamente muito silencioso, tanto que varios colunistas da época relatavam que ficava até difícil diferenciar um modelo em voo com um motor desses de um modelo com motor elétrico
abraço
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3963
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº956
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Verdadeiras joias!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº957
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O Taps havia nos informado que ná série HP VT (4 tempos) além dos 21 e 49 VT havia ainda um 61 que eu até a informação dada pelos Taps desconhecia.
Corretíssima informação Taps, posto inclusive imagens do HP 61 VT aqui pra turma toda
É o que eu sempre digo, nínguém sabe tudo e juntos sempre sabemos bem mais
Brigadão Minerim !!
Corretíssima informação Taps, posto inclusive imagens do HP 61 VT aqui pra turma toda
É o que eu sempre digo, nínguém sabe tudo e juntos sempre sabemos bem mais
Brigadão Minerim !!
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº958
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Obrigado à você Manicaca, por tanta coisa boa que nos traz!!!
Sempre que puder, ajudo com satisfação!
Abraços;
Tapxure
Sempre que puder, ajudo com satisfação!
Abraços;
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº959
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza amigos, pintando mais um Quiz aí pra gente brincar e se divertir
Então, abaixo temos um Enya 15 na qual a tampa dianteira foi girada 90 graus à esquerda
A pergunta é a seguinte: Qual a intenção de fazer esse giro na tampa dianteira ??
Vamos lá, não é difícil, e sei como a nossa turma é excelente em motores vão matar logo logo
Então, abaixo temos um Enya 15 na qual a tampa dianteira foi girada 90 graus à esquerda
A pergunta é a seguinte: Qual a intenção de fazer esse giro na tampa dianteira ??
Vamos lá, não é difícil, e sei como a nossa turma é excelente em motores vão matar logo logo
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº960
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu sei... Eu sei...
É para quando o aeromodelo for muito grande (largura) e a agulha não ficar par fora!!!
Então, deixando nesta posição, podemos ter acesso pelo buraco de ventilação do motor. Já nos motores
em que a agulha tem um orifício para colocar um extensor, já não precisar dar esta "giradinha"!!!
Tapxure
É para quando o aeromodelo for muito grande (largura) e a agulha não ficar par fora!!!
Então, deixando nesta posição, podemos ter acesso pelo buraco de ventilação do motor. Já nos motores
em que a agulha tem um orifício para colocar um extensor, já não precisar dar esta "giradinha"!!!
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº961
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Taps, para facilitar o acesso a agulha, a dica a boa, mas será mesmo ?? Ou não será isso ??
Quem vai com o Taps ?? Quem pensa diferente ??
Outras dicas ?? mantemos essa ??
Quem vai com o Taps ?? Quem pensa diferente ??
Outras dicas ?? mantemos essa ??
Wagner- Admin
- Número de Mensagens : 724
Idade : 44
Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº962
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Salve Mani!
Um bom tempo atrás, no tempo do dino.
Eu pensava em aeros escala, colocar os escapes para fora, ou os dois para o lado interno, isso em bimotores e etc. ou mesmo em aeros com carenagem mais larga, para esconder bem o motor.
Mas isso é só uma viagem, nunca coloquei em pratica, até por que não tenho os motores, no maximo o HP 40 gold Cup, o outro está bem detonado, teria que comprar algumas peças para ter um twin.
Um abraço.
W
Um bom tempo atrás, no tempo do dino.
Eu pensava em aeros escala, colocar os escapes para fora, ou os dois para o lado interno, isso em bimotores e etc. ou mesmo em aeros com carenagem mais larga, para esconder bem o motor.
Mas isso é só uma viagem, nunca coloquei em pratica, até por que não tenho os motores, no maximo o HP 40 gold Cup, o outro está bem detonado, teria que comprar algumas peças para ter um twin.
Um abraço.
W
_________________
Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº963
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Excelente colocação e palpite do Wagnão, é isso que é muito bacana aqui no forum, todo mundo opina e todo mundo coloca suas idéias e se diverte. Bem pensado Wagner e muito bem colocado
Vamos continuar brincando e ver quem coloca mais idéias do que esses dois ótimos palpites (ou vai junto com eles ...)colocados até agora pelos amigos Taps e Wagner
Vamos continuar brincando e ver quem coloca mais idéias do que esses dois ótimos palpites (ou vai junto com eles ...)colocados até agora pelos amigos Taps e Wagner
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº964
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu sou da mesma opinião do Taps.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº965
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza, o Xandão vai com o Taps, segundo esse entendimento,a agulha ficaria numa localização mais conveniente, bem pensado meninos, aguardamos mais idéias ...
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº966
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Falar que o cara montou errado pode?
Falando sério, só para abrir mais opções eu chutaria que é para colocar o motor de lado e o carburador para cima. Nem sabia que o Enya 15 permite fazer isso.
Falando sério, só para abrir mais opções eu chutaria que é para colocar o motor de lado e o carburador para cima. Nem sabia que o Enya 15 permite fazer isso.
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº967
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Outra opção de resposta, para evitar que o combustível que espirra do carburador vá queimar no cabeçote. Lembrando que nesses motores pequenos R/C é bem comum em marcha lenta espirrar um monte de glow pra fora do venturi.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº968
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Excelentes colocações Castrucci, uma ótima idéia realmente colocar o cilindro de lado e o carburador pra cima pra balancear melhor o modelo e também o fato do carburador de lado não espirraria combustível pro cilindro evitando queimar o cilindro, muito bem pensado
Vamos aguardando mais umas colocações caso alguém mais queira ir brincando ou algum de vcs queira mudar de idéia ou complementar as que foram colocadas
Vamos aguardando mais umas colocações caso alguém mais queira ir brincando ou algum de vcs queira mudar de idéia ou complementar as que foram colocadas
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº969
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pois é... quando a gente acha que já viu todo quanto é tipo de motor, eis que surge mais um!!!
Deem uma olhada no link abaixo!!!
https://www.youtube.com/watch?v=c19kn3drdFU
Tapxure
Deem uma olhada no link abaixo!!!
https://www.youtube.com/watch?v=c19kn3drdFU
Tapxure
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº970
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Imagino como vedar o topo do cilindro que é rotativo em relação ao cabeçote. Um desenho mais simples, mas com as partes bem mais complicadas, como no caso do 4 tempos da HP discutido anteriormente. Acho que prefiro trocentas peças a mais desde que todas sejam mais simples. Vai depender muito do CNC e dos materiais envolvidos.
ompa13- Usuário Master
- Número de Mensagens : 12
Idade : 63
Data de inscrição : 29/05/2009
- Mensagem nº971
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Creio que o deslocamento de 90º (270º olhando de frente) do venturi em relação ao ponto normal (0º), faria com que o timing do motor fosse diferente, podendo mesmo fazer com que, em função disso, o motor girasse na direção contrária à convencional, ou seja, na direção contrária aos ponteiros do relógio.
Grande abraço
Oscar Almeida
3A-RJ
Grande abraço
Oscar Almeida
3A-RJ
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº972
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza amigos, obrigado a todos pela participação, mas tanto o Oscar Almeida (agora) como também o Taps (respondeu em PVT pra não encurtar o Quiz) acertaram o quiz na mosca !!
É isso mesmo, girando o frontal 90 graus a esquerda permite que o motor glow 2 tempos possa funcionar em sentido invertido (horário) sem a necessidade de adotar um virabrequim específico pra sentido inverso.
Nossa turma tá cada vez mais afiada nos assuntos técnicos
Parabéns ao Oscar (OMPA), ao Taps e a toda turma pela participação
Surgindo um novo quiz postamos pra turma brincar novamente !
É isso mesmo, girando o frontal 90 graus a esquerda permite que o motor glow 2 tempos possa funcionar em sentido invertido (horário) sem a necessidade de adotar um virabrequim específico pra sentido inverso.
Nossa turma tá cada vez mais afiada nos assuntos técnicos
Parabéns ao Oscar (OMPA), ao Taps e a toda turma pela participação
Surgindo um novo quiz postamos pra turma brincar novamente !
Wagner- Admin
- Número de Mensagens : 724
Idade : 44
Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº973
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Salve galera!
E vamos aprendendo e ensinando também!
Bom domingo à todos.
W
E vamos aprendendo e ensinando também!
Bom domingo à todos.
W
_________________
Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº974
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Falou Wagnão, é isso mesmo ensinar e aprender, essa é uma troca sempre muito positiva
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº975
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Nunca brinquei com motor pusher, isso é coisa de barco!!! (né Bats)
Mas fica no angulo certinho a válvula de combustível ou é só um paliativo. Mais fácil arrumar uma hélice invertida?
Por falar em hélice invertida, tenho duas 10x6 aqui que vieram por engano. O Martin me falou que seria melhor para as manobras o motor rodando ao contrário, coisa banal de se fazer com motor elétrico (e com Cox 049). Alguém já experimentou fazer isso?
Mas fica no angulo certinho a válvula de combustível ou é só um paliativo. Mais fácil arrumar uma hélice invertida?
Por falar em hélice invertida, tenho duas 10x6 aqui que vieram por engano. O Martin me falou que seria melhor para as manobras o motor rodando ao contrário, coisa banal de se fazer com motor elétrico (e com Cox 049). Alguém já experimentou fazer isso?