VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+15
cuenca
ClaudioFett
Delpozo
Eduardo Mancini
Nandoflb
Wagner
Marcelo Brito
Marcus36X
Alexandre Margonar
TAPXURE
betocastrucci
Sérgio Daeuble
Manicaca
Morcegão
Mario Zuffo BRA-00076
19 participantes

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Morcegão Seg Mar 30 2015, 21:57

    Pois é. Tem uma pequena diferença no venture também. Bom, seguramente é o mais velho que tenho. Very Happy Very Happy Very Happy
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  TAPXURE Seg Mar 30 2015, 22:03

    Qual deles você comprou recentemente, Bats!!??

    Está em bom estado; compressão, folgas, parafusos...

    Abraços!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Morcegão Seg Mar 30 2015, 22:16

    O da direita recebi hoje. Não está travado, compressão boa com parafusos tipo philips em ordem. Depois vou olhar com mais calma por dentro. Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 31 2015, 11:09

    Beleza moçada

    usando a pesquisa do Bill anexa ao fórum se acha com facilidade o ano de determinado Fox 35
    Uns são mais parecidos com outros dependendo da época de fabricação, mas observando detalhes como janelas de descarga com divisória ou não, tipo de carburador e tipo de encosto de hélices (se original) entre vários outros detalhes é certeza que se chega ao resultado

    Troquei uma ideia com o Bill já faz um tempinho e ele me relatou que iria terminar a pesquisa dos 35 pois o estudo dos 35 Stunt foi até os motores ano/modelo 1998 faltando então ilustrar os modelos fabricados entre 1998 até 2013, data do encerramento da Fox

    Tendo esses novos dados em mãos colocamos aqui junto aos outros na pesquisa já anexa ao fórum


    abraços a todos
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Morcegão Ter Mar 31 2015, 11:27

    O mais antigo (direita na foto) é com certeza um ECJ- 33 de 1955, pois ele tem uma única aleta na frente (por baixo) por onde passa o eixo. Quanto ao outro pode ser um ECJ 49 de 1958 ou ECJ 98 de 1968. O meu tem a divisão na descarga conforme foto do ECJ 98. Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Dom Abr 05 2015, 12:58

    Uma curiosidade sobre os motores da Fox e que talvez alguns não saibam é que todos os motores da Fox eram individualmente testados um a um antes de serem despachados pra venda.

    O objetivo disso era evitar que motores abaixo de um padrão estabelecido fossem colocados a venda. Se não funcionasse a contento o motor era retirado da bancada e enviado para inspeção para verificação, conserto e posterior re-teste

    Lembro que até meados dos anos 90 a fábrica não divulgava essa informação com seus motores, a então a partir dai (creio que até por marketing mesmo) cada motor vendido era enviado com uma etiquena no virabrequim dizendo "Funcionamento checado e motor aprovado para venda por (fulano - nome)


    Posto fotos de alguns Fox com a etiqueta contendo o nome do inspetor do motor antes da sua venda


    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 10r4zsj

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Spzn0n

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Ztyyv

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Qqbiu9

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 B81ulh








    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Morcegão Dom Abr 05 2015, 14:15

    Eu sinceramente não sabia disto. Obrigado por partilhar. Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Dom Abr 05 2015, 14:42

    Beleza, esta é uma das razões pela qual os Fox quando novos geralmente vinham de fábrica com alguns vestígios de óleo de rícino no próprio motor e principalmente, na janela de descarga e também principalmente na espuminha que vem com o motor na caixa original

    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  betocastrucci Dom Abr 05 2015, 19:03

    Manicaca escreveu:Beleza, esta é uma das razões pela qual os Fox quando novos geralmente vinham de fábrica com alguns vestígios de óleo de rícino no próprio motor e principalmente, na janela de descarga e também principalmente na espuminha que vem com o motor na caixa original


    E essas espuminhas com o tempo apodreceram e colaram no motor... Recebi dois motores assim. Deu trabalho para tirar os restos da espuma grudados no escape dos Fox 35.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Dom Abr 05 2015, 19:32

    É isso mesmo Beto, essa espuminha "derretia" e colava no motor, justamente pelo óleo que escorria na espuma e formava aquela goma que vc encontrou nos seus motores
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  TAPXURE Seg Abr 06 2015, 07:39

    Tive o mesmo problemas com alguns motores! É só lavar com thinner, que sai tudo. Nos
    motores FOX muito antigos, este óleo que "deixavam" nos motores após o teste inicial,
    geralmente se torna uma gosma, com início de oxidação! Muito ruim....  Mad

    Beto; recebeu a mensagem privada que lhe enviei!!??

    Abraços!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Abr 15 2015, 19:52

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!!
    Hoje quando cheguei do serviço....... A bancada estava montada e coloquei um Fox 35 já bem "amaciado"....... Primeiro tanque combustivel com 27% de oleo e 4% de nitro com 100% dericino....... Temperatura do motor em 98 celcius e 9800 RPM.
    Segundo tanque com combustivel que preparei com 2% de oleo DIMETIL 600 e 27% de oleo no total.........
    Temperatura em 78 celcius. e 9700 RPM....... Oleo sai limpinho e aquela fumacinha caracteristica dos Fox 35..... Cheiro de M-50..... Stunt perfeito!!!!!!
    Coitado dos vizinhos..........
    Já preparei um galão da mistura!!!!!!!
    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  TAPXURE Qui Abr 16 2015, 09:14

    Caracas Sérgio!!!!  Shocked  Shocked  Shocked

    Esta queda enorme da temperatura de funcionamento foi pelo acréscimo dos 2% de óleo,
    totalizando 29% ou pela qualidade do óleo que mencionou!!??

    study
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 16 2015, 10:49

    Beleza de report Sérjão
    Uma das fraquezas do Fox 35 é necesitar de mais óleo do que o normal no combustível
    Creio que no teu teste o acrescimo de óleo ajudou a baixar a temperatura, ja que uma das funções secundárias do óleo é ajudar a remover a temperatura do motor entre outras
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  TAPXURE Qui Abr 16 2015, 11:23

    Salve Mani; cheers cheers cheers

    Mas já li também que o excesso de óleo pode "pesar" o motor durante
    o funcionamento, causando aquecimento!!! E agora?

    Question Question Question Question Question

    study
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 16 2015, 11:50

    Beleza Taps, entendo que no Fox 35 é necessidade de projeto mesmo, projeto dos anos 40 ...
    Motor compacto, pistão/cilindro ferro/aço, aletas de cilindro e pistão pequenas, motor sem buchas na biela além de virabrequim embuchado entre outras coisas fazem com que esse motor realmente precise de mais óleo.
    A própria Fox recomendava nos manuais essa mistura contendo 29% de óleo e fez um combustivel "padrão" pro Fox 35, que era o Fox Superfuel (29% de óleo de rícino e 5% de nitrometano)
    Obviamente motores modernos não tem essa necessidade como os ABC e ABN

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 16 2015, 11:55

    Tentei postar imagem de um galão do Fox Superfuel na resposta anterior mas não foi, segue agora. Esse combustível além de adequado ao Fox 35 e motores similares era recomendável também para amaciamento

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 26278ko
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 16 2015, 12:05

    Pra quem gosta de ter e guardar manuais, segue o manual do Fox 35 Stunt edição de 40 anos (40Th Anniversary)
    Nos manuais a Fox sempre enfatizava a importância e necessidade de óleo a mais para os seus 35 Stunt

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 2crr9f6
    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 2hphm54


    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  TAPXURE Qui Abr 16 2015, 15:52

    Show de manuais e fotos, Mani!!!!   cheers

    Você está certo na quantidade de óleo que a FOX sempre sugeriu nos FOX 35. O interessante,
    é que em outros motores da fábrica, que utilizam o mesmo método de construção, pedem para
    usar combustíveis com até 25% de óleo! Shocked

    Será que esse acréscimo de óleo seria em função da deficiência de aletas e/ou pequena área de
    resfriamento que todo o motor tem!!?? Digo isso, pois o FOX 35 STUNT talvez seja um dos motores
    mais "aliviados" que conhecemos. Além disso, temos o tão venerado STUNT (4-2-4) que este tinha,
    em que na minha opinião, o óleo ajuda demais!

    Acho que mais "magro" que o FOX 35, talvez só os motores da COX!!!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qui Abr 16 2015, 18:19

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Pelo que noto nos Fox 35 o oleo "limita" a potencia do motor!!!!! Se colocar combustivel com menos óleo o motor funciona numa boa!!!!!
    Já vi alguns Fox 35 danificados com uso de combustivel inadequado para o motor...... O motor ferve! O pistão fica preto! a cabeçote fica uma frigideira!!!! Já vi biela quebrar durante o voo!!! O projeto térmico não é lá estas coisas!!!!! Mas se tem carenagem bem "projetada" combustivel e hélice adequados show de bola!!!!! è um motor que apresenta uma relação peso potencia adimiravel!!!!!!!
    Esta raposa melequenta é divertida!!!!! Leva qualquer modelo medio com tranquilidade!!!!
    affraid affraid affraid affraid
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Sex Abr 17 2015, 18:59

    É isso mesmo Sérgio, raciocínio mais que correto
    Infelizmente muita gente não "entende" a filosofia dos Fox e só tem decepções, ao passo que usando combustível adequado e entendendo de que se trata de um motor de concepção antiga ai é só festa.
    É um motor único com muita história e grande carisma com toda certeza, além de muito "conquistador"
    Veja só no caso do Taps, que tempos atrás não curtia muito as raposas hoje se trata de um colecionador com belissimos exemplares hoje raros no mundo inteiro
    Parabéns pela coleção e pelo capricho Taps !
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Sex Abr 17 2015, 20:49

    Um dos melhores artigos sobre o Fox 35 que já li até hoje. O artigo original foi publicado na revista Model Aviation, edição de junho de 1997 pelo colunista e piloto por Frank McMillan em sua coluna CL Aerobatics e aborda muitos aspectos sobre o Fox 35 e seu funcionamento.

    Abaixo segue versão traduzida pelo colega Alfredo Hérbon de Olavarria na Argentina
    A tradução em espanhol desse artigo se encontra no excelente site www.apuca.com.ar - na parte "NotasTécnicas" - "Motores Glow" - "Fox 35"

    Tenho certeza de que embora a leitura seja um pouco extensa e estar em espanhol é de grande valia e adiciona grande conhecimento a quem se dispor a ler e entender este excelente artigo

    Agradecimentos ao site www. apuca.com.ar atrávés do colega e colunista Alfredo Hérbon pelo excelente trabalho Very Happy

    Na minha opinião o site APUCA não deixa nada a dever aos melhores sites do gênero no mundo inteiro

    Pra quem quiser segue então o artigo na próxima resposta.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Sex Abr 17 2015, 20:53

    Segue o artigo citado acima:

    "El Fox .35
    Fuente: CL Aerobatics - Model Aviation - Junio 1997 por Frank McMillan
    Traducción: Alfredo Herbón (Olavarria - Argentina)


    Quien haya hecho algo de U - Control acrobacia hace tres o cuatro décadas, recordará con cariño el Fox .35. Sus patadas no tanto . . Ese pasar del ronquido de los 4 tiempos, al chillido de los 2 tiempos es inigualable. Solamente el Fox lo puede hacer de esa manera. Con ese tono, ese estilo.

    Música e imagen selectas cuando va tirando de un Nobler.

    Hace un año leía la columna CL Aerobatics de la Model Aviation, Junio 1997, página 107. Me encontré con un artículo sumamente interesante. Además vigente, pues el Fox 35 aún continúa siendo hoy para muchos, la estrella de los motores de acrobacia. No lo imaginaba. Así lo afirma Frank McMillan en su columna.

    ¡Que bien nos hubiera venido este artículo por los tempranos 60 !. Revela unos cuantos secretos del venerable Fox. Pensé que todavía puede ser de utilidad para alguno de los muchachos de A.P.U.C.A. que lo sigan usando. Entonces, ahí va la traducción:

    . . . "El Fox .35 fue introducido en 1948 y su diseño básico ha permanecido sin cambios. Los intentos por modificar y mejorar el motor han sido infructuosos ( con excepción de algunos pocos ) : Se trató de cambiar su carácter básico de marcha, de cambiar tan gentilmente de 4 ciclos en vuelo nivelado a 2 ciclos en las maniobras. Su marca de origen. Esto es lo que hizo al Fox .35 tan adecuado para la acrobacia y la razón para que aún, continué siendo el motor de acrobacia más popular de todos los tiempos.

    El Fox .35 es muy liviano, lo que lo hace maravilloso para acrobacia, pero tiene aletas de refrigeración pequeñas y capacidad limitada para disipar calor. Al levantar temperatura y compresión lo hacen "saltar" a dos tiempos durante toda la marcha y se hace muy sensible a la regulación de la aguja. Esto no es aceptable.

    Los Fox .35 producidos a partir de 1988 tienen un logo de "40th Anniversary" en el costado del carter. Ellos han sido construidos con menores tolerancias que las series previas y son generalmente de excelente calidad.

    Los pocos intentos exitosos para mejorar el Fox .35 son :

    Reemplazar el conjunto de aguja original de Fox con una Super Tigre o Kustom Kraftmanship. Se obtendrá un ajuste más fino ( reemplazar el conjunto de aguja en los Fox ha sido una práctica común durante décadas ).

    Reemplazar la cabeza de cilindro y tapa da carter por una tapa más fuerte y cabeza hemisférica ( ya sea versión Fox o Foster/Smith). En conjunto suavizan la marcha y mejoran la aspiración de combustible durante las maniobras (algunos competidores secretamente hacían estos cambios durante los años 50).

    Reemplazar todos los tornillos del motor con tornillos 4-40 cabeza Allen, de manera que la tapa de cilindro y tapa de carter puedan ser ajustadas con firmeza.


    Reemplazar el silenciador Fox por el muy liviano RSM, que anda mucho mejor y salva peso.

    Yo he usado la configuración descripta con la versión Fox de cabeza hemisférica, en mi Thunderbird campeón nacional 1994 Classic. El motor proveyó suficiente potencia para manejarse en el fuerte viento que sopló en Lubbock TX. De cualquier manera, desde entonces he usado motores Fox L&J preparados por Larry Foster de Mesa, Arizona. Ellos tienen las mejoras descriptas más arriba, son ajustados y balanceados. Esto acelera el asentado del motor y reduce notoriamente la vibración. El costo es aproximado al de un Fox nuevo más las partes de reemplazo. Yo recomiendo fuertemente a L&J.

    Si Ud. tiene un Fox .35, haga los cambios descriptos y caminará bien.

    El sellado pistón/camisa es importante y la única manera de conseguirlo es mediante un concienzudo asentamiento de nuevo Fox antes de usarlo. He aquí como :

    Monte el motor en una bancada de prueba con un tanque de 4 onzas fluidas (118,29 cm3) y hélice 9x6. No instalar silenciador durante el asentamiento.

    Llenar el tanque con la mezcla que va a usar normalmente. Yo recomiendo una mezcla de 28% de aceite de castor, 10% de nitrometano y 62% de metanol (para altitudes por encima de los 1067 m, incrementar el nitrometano al 15% y disminuir el metanol al 57% ). N. del T. : Observar que el 28% de castor, es aún más aceite que el de una mezcla 3 a 1 (metanol-castor), que ya es muy abundante en aceite, si la comparamos con la usual 4 a 1 que normalmente usamos para "sport" en los motores modernos. Los motores con pistones de Meehanite necesitan ese lubricante extra.

    Esta mezcla es similar a la Powermist con castor agregado tan popular entre los Detroit fliers y otros de los años 50. FHS prepara la mezcla a su pedido o puede comprar la Sig 10/25 o Taff's 10% PAC, que son substitutos aceptables. La muy popular Fox Superfuel tiene el 5% de nitro y produce menos potencia que la mezcla que he descripto. Yo no la recomiendo.

    Bajo ninguna circunstancia se debería usar mezclas "sacadas de la estantería" para R/C en su Fox. Estas no tienen suficiente aceite y el que tienen es mayormente sintético. Este no provee adecuada lubricación para el cojinete del cigüeñal, ni facilita la formación de carbón en el cilindro que ayuda al sellado de pistón/camisa.

    Arrancar el motor ahogando 2 o 3 vueltas con la batería desconectada. Dar pala varias veces para distribuir el combustible y liberar el cigüeñal. Entonces conectar la batería. El motor debería arrancar fácilmente. Para arranques en caliente cebar muy poco, o no cebar. Marchar el motor durante un galón de mezcla en 4 ciclos rápidos. Dejar enfriar durante tanques. N. del T. : Asentar el motor durante un galón de mezcla ( 3,785 litros ) y en 4 ciclos rápidos, significa algo así como 3 1/2 horas de marcha. El Fox es duro !

    Durante el último medio galón, apretar la línea de combustible, mantener durante 5 a 10 segundos y soltar. El motor "saltará" a 2 tiempos e inmediatamente volverá a los 4 tiempos. Repetir el proceso varias veces en cada marcha.

    Estos pasos llevan tiempo, pero Ud. será recompensado por un motor fuerte y confiable que durará por años.

    Después del asentamiento, Ud. puede instalar el silenciador RSM. Móntelo con tornillos cabeza Allen y un destornillador punta Allen, en vez de la clásica llave Allen en L. Esto minimiza la tendencia a sobreajustar y posiblemente deformar el carter. Sea prudente y ajuste convenientemente.

    Luego sigue el asentamiento en el modelo :

    Use un tanque de 4 onzas Taffinder o Smith Tank Kit e instale su cañería usando tubo de cobre de 1/8".
    Instale un sistema de venteo uniflow apuntando a la corriente de aire. El tubo uniflow debería estar de 1" a 11/4" por enfrente del tubo de pesca dentro del tanque y montado a nivel con el tubo de pesca ( cercano al tanque en el Thunderbird 1957 de Bob Palmer ).
    Instale un tubo de venteo donde Ud. quiera. Tápelo luego de llenar a través del tubo uniflow.
    En vuelo, la corriente de aire provee suficiente presión positiva a través del tubo uniflow. No use presión del muffler !

    Los viejos aeromodelistas recordarán la recomendación de montar el tanque y motor contra los palos de bancada, de manera que el tubo de pesca y la aguja queden al mismo nivel. En ves de esto, levante el motor con espesor de 1/16" por encima de los palos. Esto ecualizará la marcha en vuelo normal e invertido.

    Los Foxes han sido famosos por sus 4 ciclos en vuelo nivelado, pasando suavemente a 2 ciclos durante las maniobras. He aquí como ajustar esta marcha :
    Ajuste el motor bien asentado y con el modelo en el suelo de manera que marche en 2 tiempos, saltando a 4 tiempos cada algunos pocos segundos. El ajuste exacto dependerá del ángulo de ataque que adopte el modelo, cuando apoya sus ruedas sobre el suelo. Un modelo con ángulo de ataque pequeño, necesitará ajustarse un poco más rico que otro con un ángulo de ataque mayor.

    Luego que el modelo despega, este debería colocarse en 4 ciclos rápidos en alrededor de una vuelta. "Rápido" significa que el motor está exactamente en el límite de los 2 tiempos. El tiempo de vuelta con una línea de 60 pies ( 18,29 m ) con una hélice 10X6 debería estar entre 4,9 y 5,1 segundos.

    Marchar el Fox .35 de esta forma nos asegurará que estará operando cercano al máximo torque y el motor estará generando plena potencia para un modelo de acrobacia de 40 onzas ( 1134 gr ) y 550 pulgadas cuadradas ( 35,48 dm2 ).

    El tiempo de vuelta entre 4,9 y 5,1 podría parecer rápido si Ud. esta acostumbrado a volar modelos modernos grandes y líneas más largas, pero esto es más lento que la mayoría de los aviones actuales. Lo apreciará cuando comience a volar maniobras.

    Ahora que Ud. esta listo para volar, hay muchas opciones de glows y hélices, pero mi recomendación es

    Glow plug Thunderbolt RC Long. La he usado durante muchos años con gran éxito en temperaturas entre 7 y 40ºC.
    Hélice Y&O 10x6 B. Las famosas hélices Y&O son fabricadas ahora por Clarence Bull usando la maquinaria original de Orwick. Una perfecta combinación para el Fox .35. Otras opciones aceptables son la Rev-Up 10x6W y la Top Flite 10x6.

    El último item a tener en cuenta antes de volar es la línea de control. Yo creo en el principio de Gieseke " cuanto más cortas, mejor ". Camina mejor para el Fox.

    No es casualidad que casi todos los modelos de la era clásica fueran volados con líneas de 60 pies. Estas eran compatibles con la potencia de los motores. Yo sugiero fuertemente utilizar este largo, al menos como un punto de arranque. ( Estos 60 pies o 18,29 m medidos desde la palanca al centro del modelo y no de ojal a ojal. )

    Una de las cosas que Ud. descubrirá pronto cuando vuele un modelo impulsado por un Fox y líneas de 60 pies a 5 segundos la vuelta, es que es relativamente fácil hacer los bordes inferiores de medias vueltas y maniobras cuadradas. Esto es que debido al poco peso del Fox, resulta el modelo con poco peso en las extremidades ( nariz y cola ), haciendo más fácil arrancar y parar en los vértices.

    Segundo y más importante, el modelo esta yendo realmente muy despacio cuando se acerca al suelo, su velocidad es menor que la de un modelo más grande y más fácil para los reflejos.

    Como agregado, el Fox .35 tiende a "quedarse" cuando en las picadas pasa a 4 tiempos, un efecto frenante imitado por el moderno sistema de pipeta sintonizada.

    ¿Como puede ser esto ? Ud. se preguntará. Vueltas de 5 segundos son más rápidas que mi modelo común de acrobacia PAMPA de 5,5 segundos la vuelta. Cierto, pero los modernos acrobáticos típicamente vuelan con líneas de 70 pies. Un modelo volando a 5 segundos la vuelta con líneas de 60 pies, va más despacio que uno de 70 pies de línea girando a 5,5 segundos la vuelta ( 51,4 mph versus 54,5 mph ).

    Ud puede comparar velocidades de sus acrobáticos usando la siguiente fórmula :

    Velocidad (mph) = (4,2840 x largo de línea en pies x Nº de vueltas ) ? ( tiempo en seg.)

    Velocidad (Km/h) = (22,6195 x largo línea en metros x Nº de vueltas) ? (tiempo en seg. )

    Un Fox .35 correctamente asentado y modificado como se ha descripto, es un motor fácil de operar y aún competitivo, después de casi medio siglo de su introducción. Este fue el esfuerzo más fino de Duke Fox y aún continúa siendo el parámetro respecto al cual se comparan los motores de acrobacia actuales. Una vez Bob Gieseke me dijo " nada camina como un Fox ".

    Si bien lo analizado sería aplicable a otros motores de la época clásica ( el McCoy, Veco, O.S. Max y Johnson .35 ), el Fox .35 fue el motor más popular del período. Muchos aeromodelos fueron diseñados para él y aún están en producción.

    No trato de ignorar esfuerzos individuales convirtiendo modernos motores Schnuerle para usar en acrobacia.

    Su suceso habla por sí mismo. De cualquier manera, hay aeromodelistas que querrán experimentar la acrobacia como fue volada hace 40 años. Poniendo un Fox .35 en la punta de un diseño clásico, es la única manera de hacerlo.

    Espero que este artículo les provea un buen inicio"


    Agradecimentos ao site www.apuca.com
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  TAPXURE Sáb Abr 18 2015, 10:22

    Valeu Mani!!!  Um dos maiores "incentivadores" neste fascínio adquirido pela marca
    FOX, seria vossa pessoa! Suas matérias e reportagens nos dão prazer e conhecimento!

    Continue sempre assim!!!   cheers  cheers  lol!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Manicaca Sáb Abr 18 2015, 10:44

    Valeu Taps, fico contende de ter conseguido passar coisas legais pro grupo e ter aprendido demais com o grupo também, isso é sempre uma troca

    Quanto a sua paixão por Fox, a coisa ficou mais do que clara, quer ver só? Shocked

    Manicaca I, motor Fox 15 X
    Mig 15, motor Fox 35 Stunt
    Ringmaster, motor Fox 35 Stunt
    Nobler, motor Fox 35 Stunt
    O P-51 B Mustang que vc está construindo irá de Fox 35 Stunt se não me engano
    Múltimos motores adquiridos? varios Fox antigos (35 e etc)

    Sabendo que vc tem belissimos motores como OS´s, Enya´s, ST´s, Webra's e tantos outros e optado 100 % pela simplicidade dos Fox mostra que vc realmente se tornou um apaixonado pela marca

    Voltei a postar um volume maior de coisas por aqui pra arejar um pouco a cabeça, achando mais material relacionado a marca de Fort Worth publicamos novamente

    Recomendo a vc e a quem goste de Fox a ler o artigo sobre os Fox do site apuca acima que está em espanhol, dá pra entender

    Se me der na telha posso ir traduzindo o mesmo e publicar futuramente caso haja interesse

    Conteúdo patrocinado


    FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS - Página 22 Empty Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02 2024, 20:12